FAQ

  1. Quando se deve fazer o balanceamento?
  2. O que acontece com o pneu desbalanceado?
  3. Quando se deve fazer o alinhamento?
  4. Por que se deve trocar os bicos quando se troca o pneu?
  5. Existem formas de retardar o desgaste de pneus? Quais são?
  6. Como eu sei qual é a pressão ideal do pneu?
  7. Quando se deve trocar os pneus gastos?
  8. Qual a média de quilometragem dos pneus?
  9. Posso utilizar modelos de pneus diferentes no mesmo eixo?
  10. Qual pneu indicado para meu veículo?
  11. Em qual posição devem ser montados os pneus novos?
  12. Como eu sei qual a data de fabricação do pneu?
  13. O que fazer para aumentar a vida útil dos meus pneus?

  14. O que posso fazer para economizar combustível?

  15. O que fazer para o motor trabalhar na temparatura ideal?


1 - Quando se deve fazer o balanceamento?

Ao menor sinal de vibração, quando substituir os pneus, ou ainda quando trocar peças no conjunto de suspensão.



2 - O que acontece com o pneu desbalanceado?

A falta de balanceamento pode ocasionar vibração no volante, desgaste irregular da banda de rodagem do pneu e desgaste prematuro dos componentes mecânicos de direção e suspensão do veículo.



3 - Quando se deve fazer o alinhamento?

Sempre que sofrer algum tipo de impacto grave na suspensão ou ao menor sinal de desgaste irregular nos pneus.
Recomendamos fazê-lo na troca dos pneus, juntamente com uma checagem geral.



4 - Por que se deve trocar os bicos quando se troca o pneu?

Os bicos durante a vida útil do pneu também vão se deteriorando e provocando ressecamento na sua estrutura de borracha. Devem ser trocados sempre que houver nova montagem ou mostrarem sinais de fadiga.
Não se esqueça que a troca dos bicos é uma das exigências para o benefício da Garantia estendida dos pneus Continental.



5 - Existem formas de retardar o desgaste de pneus? Quais são?

Sim, realizando a manutenção preventiva. Verificar a calibragem semanalmente, rodízio a cada 7.500 km, alinhamento do veículo sempre que necessário, e dirigir de forma conservadora e cuidadosa.



6 - Como eu sei qual é a pressão ideal do pneu?

A pressão recomendada é definida pelo fabricante e é a mínima para cada veículo.
Você poderá usar, sem qualquer tipo de problema, uma pressão 10% maior que a recomendada pelo fabricante do veículo.



7 - Quando se deve trocar os pneus gastos?

Segundo a legislação brasileira devem-se trocar os pneus do seu carro quando a banda de rodagem atingir o TWI (ressalto que marca 1,6 mm de profundidade).
Entretanto, trocar os pneus com 3 mm irá proporcionar mais segurança em pisos molhados.



8 - Qual a média de quilometragem dos pneus?

Pode durar de 5.000 a 70.000 km, depende da manutenção preventiva para os itens que envolvem o pneu.
Outro fator importante é aquele diretamente ligado à forma de dirigir, ou ainda a utilização do veículo prioritariamente em rodovias ou dentro das cidades. Fatores como temperatura e relevo também influenciam.



9 - Posso utilizar modelos de pneus diferentes no mesmo eixo?

A utilização de pneus com medidas distintas no mesmo eixo implicará em modificações no comportamento dinâmico do veículo.
Reforçamos a importância de seguir a recomendação do fabricante do veículo, fator determinante para um melhor rendimento e segurança.



10 - Qual pneu indicado para meu veículo?

A medida do pneu para cada veículo é homologada pelo próprio fabricante do veículo. Esta informação geralmente consta no manual do veículo. Pneus com diâmetros incompatíveis do conjunto roda/pneu podem comprometer componentes estruturais do veículo, leitura de velocidade ou comportamento do ABS.
A Continental sempre recomenda que sejam seguidas as especificações técnicas e dimensões originais do veículo.



11 - Em qual posição devem ser montados os pneus novos?

Deve-se sempre colocar os melhores pneus do veículo no eixo traseiro, porque este é quem garante a maior parte da estabilidade do veículo.



12 - Como eu sei qual a data de fabricação do pneu?

Na lateral do pneu junto à série DOT encontramos uma série de letras e números que definem a data de fabricação.
Para nós a informação importante está nos quatro últimos algarismos que representam (os 2 primeiros) a semana (os dois últimos) o ano de fabricação. Ex: DOT xxxx xxxx 0809 (8ª semana de 2009).



13 - O que fazer para aumentar a vida útil dos meus pneus?

* Verifique a pressão dos seus pneus no mínimo a cada 15 dias. Apressão correta é a recomendada pelo fabricante do seu veículo. Para se ter uma ídéia, utilizar 15% a menos de pressão do que recomendado aumenta o desgaste dos seus pneus em aproximadamente 40%, ou seja, ao invés de 4 pneus precisamos de 5,7 pneus para rodar a mesma quilômetragem.
* Subistitua a válvula de ar a cada troca de pneus,pois ela garante a vedação do conjunto roda e pneu e evita a perda de pressão dos pneus.
* verifique previamente o alinhamento e balanceameto dos seu veículo a cada10.000 quilômetro rodados. Veículos desalinhado geram desgaste irregular e precoce dos pneus.
* Faça o rodizio de pneus a cada 5.000 quilômetros.
* Verifique regularmente as condições dos componentes da suspensão do veículo. Itens desgastado ou defeituoso geram desgaste irregular e precoce dos pneus.



14 - O que posso fazer para economizar combustível?

* Mantenha a pressão dos seus pneus de acordo com a recomendação do fabricante do seu veículo. Pneus com uma calibragem 15% abaixo do recomendado aumenta em 3 % o consumo do combústivel.
* Troque o filtro de combustível, filtro de ar e velas de acordo com as orientações do fabricante.
* Faça a limpeza do sistema de alimentação e câmara de combustão regularmente.



15 - O que fazer para o motor trabalhar na temparatura ideal?

*Faça a limpeza e tratamento de todo o sistema de arrefecimento, afim de retirar toda oxidaçãoou qualquer outro tipo de impureza existente e deixa-lo em perfeitas condições de uso.
* Verifique a concentração do aditivo de arrefecimento a cada 6 meses ou 30.000 KM.



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